quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Sem Desculpa - Temperamento

Olá, Povo!!
 
E aí como passaram o Natal!? Espero que tenha sido um momento muito gostoso em família ou entre amigos.
 
Bem, semana passada eu postei um teste de temperamento aqui e espero que tenham gostado, pois hoje vou compartilhar o resultado do meu com vocês:

Resultados
Temperamentos
Verifique quais são as suas maiores necessidades espirituais, isto é, qual o fruto do Espírito que você deve buscar em Deus com mais ênfase:
%

%


%

%




Pois é pessoal, na atual circunstância estou mais Fleumática do que nunca. Isso significa que tenho muitos pontos positivos no meu Temperamento, mas também na mesma proporção tenho vários pontos negativos os quais preciso persistir em melhorá-los.

Descobertas as suas características pessoais (qualidades e defeitos), procure também se auto analisar. A idéia é buscar desenvolver sempre e mais, as tendências positivas, bem como controlar melhor as tendências negativas a fim de transformar-se numa pessoa melhor, para você mesmo e para os outros que estão a sua volta.

Temperamento é uma coisa muito maluca, pois reflete exatamente nossas reações diante das situações que no dia-a-dia não pensamos muito. Somente na hora em que fazemos um teste ou alguém expõe a percepção que tem a nosso respeito, que paramos e avaliamos o nosso comportamento e/ou testamos o nível do nosso domínio próprio.

Porém, devemos ter muito cuidado!! Nesse rápido conhecimento acerca das características de cada temperamento, temos de estar atentos para que não haja:

1º Julgamento precipitado
Não é por que temos o conhecimento dessas características que devemos usá-las indiscriminadamente às outras pessoas, pois corremos o risco de enxergarmos somente as falhas e defeitos, e cair na cilada de julgarmos, apontarmos, criticarmos e até humilharmos. É lógico que enxergaremos algumas fraquezas, mas nossa atitude, porém, deve ser de compreensão e auxílio, pois também nós temos nossas falhas, fraquezas, tendências e limitações.

2º Desculpa pelo mau comportamento
Agora que ficamos conhecendo nossas próprias características, em especial as negativas, também não podemos usar isso como argumento, desculpa ou mesmo "muleta" onde possamos apoiar nosso mau comportamento. Nosso temperamento "bruto" (pois ele pode ser controlado) EXPLICA nossa maneira de ser e agir, mas de modo algum o JUSTIFICA

 
 
 Transcrevo abaixo um trecho do livro Temperamentos Transformados que gostei muito:
  
É um erro perigoso pensar que determinado tipo de temperamento seja melhor do que o outro, ou que um conjunto de temperamentos seja preferível a outro (...).
Mas Deus nos criou a todos "para a sua glória". Não importa quem somos, todos possuímos pontos positivos e negativos. Quanto mais forem os traços positivos, mais serão os negativos. Essa é a razão por que as pessoas muito talentosas requentemente têm muitos problemas emocionais.
Se você tiver traços positivos de temperamentos em um nível médio, os negativos também se manterão nesse nível. Além disso, pode-se dizer que " o pasto é sempre mais verde do outro lado do rio", isto é, as pessoas tendem a querer ser aquilo que não são. É raro conversar com alguém que esteja satisfeito com a personalidade que possui, pois todos nós temos consciência de nossas falhas e fraquezas. Infelizmente, é muito comum exagerarmos nossos defeitos e depreciarmos nossas qualidades. Essas tendências, com a força do hábito, podem induzir muita gente a achar que seu temperamento é menos desejável.
A natureza do temperamento de uma pessoa é mero acidente. Se você aceitou a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, o Espírito Santo habita em sua vida. Por intermédio dele, suas fraquezas serão de tal forma modificadas que a pessoa que Deus quer que você seja se revelará. 

Que Deus possa então transformar nossas mentes, nossa maneira de agir e temperamentos.
 
San Bezerra

1 comentários :

Irina disse...

Amei o post, prô!

Acho que muita gente tem a tendência de falar "ah, é pq eu sou sanguíneo hemorrágico!" como se isso fosse desculpa. Mas temos de estar sob domínio do Espírito Santo, pedir que Deus abrande nossos pontos fracos e não ficar nessa de se apoiar no temperamento, achando que é algo inato, portanto não pode ser modificado.

Vejo muito isso em alunos, de forma diferente. Alunos que dizem que tem dificuldades de aprender a conversar em inglês pq afirmam que são "visuais" e só conseguem ler e escrever bem, mas não sem um apoio visual. Eu digo sempre que "tudo bem ser visual, mas isso não pode ser obstáculo. É preciso se superar, se esforçar".
Eu, como uma mulher predominantemente sanguínea e levemente colérica e melaÔncólica, percebo que tenho de me esforçar mais, buscar mais autocontrole de Deus.

Brigada pelo post, prô... Seu blog é uma delícia!
Beijo, te amo em Cristo.

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário =)
Se quiser pode me enviar sugestões por email (sragb12@gmail.com)
Valeu!! ;)

 
;