terça-feira, 25 de setembro de 2012

Cine e Pipoca: O Livro de Eli

Ei galera, como foi o fim de semana? O meu foi muito bom!!
Para começar a semana, vou postar sobre o filme que assisti e que me fez pensar numa série de coisas:

 
O Livro de Eli (The Book of Eli) é uma pintura do cinema em um cenário apocalíptico de Ficção Científica. Realmente, é um filme com uma filosofia muito profunda e instigante. Diria que é um filme "cult", como Mad Max, Blade Runner e até mesmo Matrix - que faz com que as pessoas parem para refletir sobre a existência.
Desde a primeira visão que temos do protagonista Eli (Denzel Washington), percebemos que estamos em um lugar diferente da Terra que conhecemos. A fotografia azulada deixa tudo quase monocromático, morto e extremamente seco, como o que restou do planeta. Os buracos que vemos pelo caminho trilhado por ele não deixam dúvidas de que houve uma guerra e muitas coisas explodiram por ali.
Mas ao contrário do que aconteceria em filmes feitos para as multidões, O Livro de Eli não se preocupa em explicar com todas as letras o que aconteceu por ali, deixando para o público a tarefa de completar os pontos. O seu objetivo não é falar do passado, mas sim do futuro. Tudo o que descobrimos é que Eli já está há muito tempo na estrada ("30 invernos já se passaram", diz ele) seguindo as ordens de uma voz, que o orientou a rumar para o Oeste. E cada vez mais acreditamos que nada vai conseguir detê-lo.


 
E para aqueles que têm os ensinamentos de Cristo como estilo de vida, o filme se torna melhor ainda!
10 Motivos pelos quais os cristãos devem assistir ao filme:
-1º Porque o tema central do filme é um livro: a Bíblia Sagrada, versão King James. Todo o desenrolar da trama desenvolve-se em torno do livro precioso da humanidade. Se o tema principal da Escritura é Cristo, o filme é sobre Ele também.
-2º Porque o ator principal do filme é ninguém mais que Denzel Washington, um ator espetacular que caiu como uma luva no papel do guardião da Palavra.
-3º Porque demonstra o zelo de Deus em preservar a Sua Palavra em um mundo caótico. Mesmo diante da devastação mundial – possivelmente após uma guerra nuclear – Deus escolheu um homem para preservar a Sua Palavra. Mas, não um homem comum.
-4º Porque também demonstra a obediência de um homem que ouve a voz Deus. Eli poderia ter saído pregando a Palavra de maneira insensata e impulsiva aos novos habitantes da Terra. Mas ele não o fez. Antes, foi sábio, obedeceu  a ordem de Deus de guardar e levar as Escrituras para um lugar seguro onde seria impressa e reproduzida.
-5º Porque exemplifica a perseverança do chamado de um homem que é sensível aos  propósitos de Deus.  Não foi fácil atingir o objetivo, que era conduzir a Bíblia ao lado oeste do país. O personagem tinha suas limitações e não entendia o “por quê” deveria fazer isso, mas o fez, sem titubear em pensamentos. Ele não ficou blasfemando contra Deus. Em nenhum momento ele disse que era impossível, ou que não iria conseguir. Ele creu na Palavra de Deus, revelada a Ele. Conscientemente, sabia que a vontade do Pai, mesmo em um mundo tão caótico, era sempre boa, perfeita e agradável. Em 30 anos de peregrinação, não devem ter sido poucos os obstáculos enfrentados para conquistar o objetivo, e o filme demonstra isso. O perigo de morte sempre fora iminente, e o personagem deve que lutar por sua vida, diversas vezes. O sofrimento o acompanhava a todo o instante, mas isso não o impedia de obedecer a Palavra de Deus.
-6º Porque explana sobre o poder que a Bíblia, quando usada de forma escusa e com interesses de manobra de massas, serve como meio de manipulação das pessoas e o desejo intenso pela riqueza e o domínio sobre um grupo de indivíduos. Esse era o principal objetivo de Carneguie, o vilão da história, o qual conhecia esse “poder” manipulador e desejava obter o Livro para isso.
-7º Porque demonstra que a obediência à vontade soberana de Deus vai além da nossa vontade pessoal. Isso porque Eli desejava que a Bíblia fosse compartilhada com todos, mas ele não se antecipou. Antes, guardou e cravou a Palavra em seu coração e preservou  no silêncio de sua mente. Muitos deixariam de ser salvos? Não, Eli sonhou o sonho de Deus e simplesmente obedeceu, apesar de sua vontade pessoal. Deus é soberano e sabe de todas as coisas. Talvez, ele estava sendo fiel a Palavra de Cristo: “Não lance pérolas aos porcos“. Quem sabe? Deus. Ele preferiu obedecer a anunciar o Evangelho aquele vilarejo.
-8º Porque mostra Jesus Cristo como salvador do mundo. Em uma cena sutil, logo no princípio do filme, Eli atravessa uma pequena ponte, onde encontra com mercenários assassinos. A cena é rápida, mas o bom observador enxerga a inscrição de uma placa sobre a ponte: ” 14:6 “. ao lermos João 14:6, vemos que Jesus afirmou: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Com certeza, a escolha do ” 14:6 “ não foi acaso no filme. O desejo claro de transmitir a mensagem de Cristo como salvador do mundo é lactante.
-9º Porque demonstra a virtude da fé. Em certo momento, Eli é confrontado sobre a direção, o sentido e o objetivo de sua caminhada. Ele responde à luz da Palavra de Deus: “Andamos por fé, e não por vista“. No final do filme, algo supriendente é revelado...rsrs (assista e saberá)
-10º No final, apesar de todas as circunstância contrárias, os desafios e os sofrimentos, a vontade de Deus prevalece. Eli sabia que tinha uma missão a cumprir designada pelo próprio "Eli" autor do livro (Eli em hebraico = Yaveh/Yehovah =  significa:Deus), precisava atingir o lado oeste do país, e mesmo ferido perseverou para concluir a vontade do Pai. Também demonstrou que, para realizar a Sua vontade, Deus usa homens, frágeis, pecadores, fracos. Deus poderia intervir de qualquer forma, e da maneira mais espetacular possível. Mas aprouve a Ele escolher um homem comum, mas sensível para concluir o privilégio dos Seus propósitos.
Vale a pena assistir ao filme com análise crítica da realidade, e glorificar a Deus pela Sua Palavra e Seus eternos propósitos.


Soli Deo Gloria!


0 comentários :

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário =)
Se quiser pode me enviar sugestões por email (sragb12@gmail.com)
Valeu!! ;)

 
;