O Equinócio de Outono, fenômeno que marca o início da estação no hemisfério sul, foi celebrado há um pouco mais de uma semana, no dia 20 de março e marcou o começo de uma nova estação.
O equinócio é um fenômeno natural que ocorre duas vezes ao ano: no mês de março, nos dias 20 ou 21, e em setembro, no dia 22 ou 23. Nestas datas é quando ocorre a chegada do outono e da primavera nos hemisférios terrestres, em ordem inversa. A chegada deste evento natural pode variar graças ao fato de um ano solar, ou trópico, possuir aproximadamente 365 dias e seis horas, fenômeno que também explica a existência dos anos bissextos.
A palavra equinócio tem origem na junção dos termos latinos aequus (igual) e nox (noite). Durante o fenômeno, o dia e a noite terão duração iguais de 12 horas, diferentemente do verão, quando o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, e do inverno, quando o período noturno é maior. Além disso, o equinócio compreende o período em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões centrais da Terra próximas à linha do Equador.
Curioso tudo isso, né!?
Essa é a época do equilíbrio, onde o sol e a lua entram em sintonia, onde a estação fica fria o suficiente para refrescar o calor e quente o suficiente para aquecer o frio. É a estação da renovação; onde as folhas velhas saem e ficam só os galhos. Não é bonito ver uma árvore exposta assim, é até triste vê-la sem folhas, sem flores e sem frutos, mas é necessário que ela passe pela mudança da estação, onde terá sua vida fortalecida e será preparada para a próxima primavera. Nas estações nada é por acaso.
"E assim como o outono, eu me deixei trocar as folhas e flores, para que eu possa florescer as mais lindas na próxima primavera..."
San Bezerra
0 comentários :
Postar um comentário
Gostou? Deixe um comentário =)
Se quiser pode me enviar sugestões por email (sragb12@gmail.com)
Valeu!! ;)