quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Qual é o meu?

Afinal, que temperamentos são estes que temos e precisam ser moldados por Deus? Em cada um tem qualidades e defeitos? 
 
Segundo a psicologia moderna há vários tipos de temperamentos, mas dentre os mais trabalhados  temos: o sangüíneo, melancólico, colérico e o fleumático.

Em toda a bíblia vemos Deus moldando o caráter das pessoas bem como seus temperamentos. 

Pedro era um sangüíneo de primeira; Paulo um colérico bem enérgico em suas ações; Moisés um melancólico natural com alguns acessos de ira; Abraão o fleumático em tudo em sua vida. Mas o melhor de tudo é que em cada um deles vemos a transformação de seus temperamentos para o temperamento de uma pessoa transformado por Deus.
 
Pedro de um homem impulsivo e iracundo se torna um líder destacado, deixando até mesmo a arrogância de lado; Paulo que era um perseguidor aguerrido da Igreja, se torna um homem que se entrega até a morte como um sinal de rendição; Moisés que mostrou seus defeitos para Deus como uma condição para não chamá-lo, se torna a sombra de como seria o Cristo libertador, intercessor e intermediador entre Deus e os homens; Abraão que em seus temores chega mentir e entregar sua mulher para outro afim de preservar sua vida, se mostra alguém confiante ao ponto de querer até mesmo sacrificar seus filho à Deus.
Vejamos resumidamente algumas características de cada tipo:
Sangüíneo é alegre e esperançoso, é muito brincalhão, sociável e vive rodeado de amigos. Este embora não sendo propriamente mau, tem dificuldade em deixar de cometer seus pecados; ele pode se arrepender, mas sua contrição é logo esquecida.

Dizem do colérico que ele tem a cabeça quente, fica agitado com facilidade, mas se acalma logo que o adversário se dá por vencido. Ele se aborrece, mas seu ódio não é eterno. Prefere dar ordens a ter que cumpri-las. É um líder, porém o mais infeliz por ser o que mais provavelmente atrairá oposição.
O fleumático vem da palavra “fleuma” que significa falta de emoção e não preguiça; implica uma tendência a não se emocionar com facilidade nem se mover com rapidez, e sim com moderação e persistência. Age por princípio e não por instinto; não é sagaz como um colérico com os outros, mas é criteriosa no trato com outras pessoas e geralmente consegue o que quer, aparentando estar cedendo aos mesmos.
As pessoas com tendências melancólicas atribuem grande importância a tudo o que lhes concerne. Descobrem em tudo em razão para a ansiedade e em qualquer situação notam primeiro as dificuldades. Não fazem promessas com facilidade, porque insistem em cumprir com a palavra e pesa-lhes considerar se será ou não possível cumpri-la. 
Assim como eu, tenho certeza que você se identificou com alguma ou até mesmo mais de uma característica, o que é algo normal do ser humano. Excepcionalmente é raro ter um temperamento puro e isolado, pois é comum termos uma mistura de todos, por isso, nos encaixamos em pelo menos um exemplo dos quatro temperamentos, mas sempre haverá um tipo que será predominante dos demais, que terão a sua devida proporção.
Mas que tal fazer o teste para saber? Certa vez fiz um bem bacana que abaixo compartilho com vocês, porém, não esqueçam, honestidade é imprescindível!

San Bezerra


0 comentários :

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário =)
Se quiser pode me enviar sugestões por email (sragb12@gmail.com)
Valeu!! ;)

 
;