terça-feira, 18 de setembro de 2012

Não seja Alice

 
 Alice saiu saltitante pelo País das Maravilhas e logo que encontrou o gato disse a ele que estava perdida. Ele, em seguida, perguntou: "para onde você vai?" Sem obter uma resposta da menina, o animal explicou uma simples, mas verdadeira, teoria: "se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve" .
 
Em minhas reflexões sobre essa história percebi que o grande problema de Alice não era ter em suas mãos duas informações importantes: o lugar onde estava e aonde gostaria de chegar. Porém, se parar para pensar, perceberemos que o maior problema vivido por Alice era o "qualquer caminho" que ela pretendia trilhar. O grande risco, na verdade, não esta na escolha em si, mas no "caminho", no fato de que  "qualquer caminho"  muitas vezes não tem rumo, pode ser um engano, não levar a lugar nenhum e, ainda, tornar-se uma grande armadilha, tanto na vida social quanto na espiritual (João 14:6). Pense nisso!
Hoje em dia vivemos muito a cultura do "seja o que Deus quiser...", e o homem ou a mulher que não possui alvos/metas definidos, anunciados e nem trabalha por eles, não progride; vive como Alice, perdido, sem saber o que quer e para onde vai. E isso é mais comum do que se pode imaginar, atinge diversas áreas da vida de muita gente, inclusive, a profissional. Porém, é preciso acabar com esse mal, para se tornar uma pessoa mais produtiva, feliz, realizada, com êxito e, principalmente, aumentar as chances de sucesso e alcançar suas metas e objetivos em qualquer  área. Então, vamos ao Plano de Ação para mudar o rumo dessa história:
 1ª Etapa
1) Avalie sua situação, o "onde você esta" -  Liste as 5 coisas que mais te motivaram e as 5 que menos te despertam interesse. Depois, coloque no papel os resultados que já alcançou com sua atual forma de agir ou  seu  modelo de "trabalho" e, por fim, confira item por item da lista; avalie se esta satisfeito e pense no que precisa fazer para seguir em frente  -  ou seja: pare, respire e se auto analise.
2) Defina aonde quer chegar - Nessa etapa, ser detalhadamente preciso é fundamental. Procure atividades que te desafiem, que causem desconforto. Aqui, pode constar uma simples meta pré-determinada por seus líderes, ou em suas aspirações individuais. Porém, principalmente, crie uma causa para defender. Por que isso? Porque quando superamos desafios nos aprimoramos, amadurecemos  e subimos mais um patamar na escada do sucesso. Solucionado os dois problemas vivenciados também por Alice, já podemos dar sequência ao projeto de fim da Síndrome. Para isso creio que seja necessário a utilização de duas eficientes ferramentas.
2ª Etapa
A Primeira ferramenta chama-se "OQCQ" - diz respeito às perguntas fundamentais para qualquer decisão que precisamos tomar: O que, Quando, Como, Como e Quem. Em outras palavras: "o que cê quer??"
A Segunda ferramenta : "visões externa e interna  - analisa o cenário interno (balanço das forças e fraquezas) e o externo (avaliação das oportunidades e ameaças). 
3ª Etapa
Trace suas metas de forma clara e objetiva. Elas precisam ser palpáveis e mensuráveis.  Faça as seguintes perguntas: Quais as estratégias serão utilizadas? Em quanto tempo desejo que isso aconteça?  As metas devem ser visíveis, devem estar escritas e registradas num papel, para que a nossa mente seja tomada por elas!! Devemos apresentá-las a Deus e orar por essas metas que estão escritas. Suas metas devem ser realistas, mas que expressem a sua fé!! Não é sábio estabelecer metas que "não precisem de Deus" para serem cumpridas! Porque, senão, a glória será sua e não d'ELE, entende!?
 
Feito isso, reúne-se em mãos todas as informações necessárias para se concluir onde se esta, para onde se quer ir e quando chegará, e para que.  Somente desta forma teremos aniquilado de vez a Síndrome de Alice, e aumentaremos considerávelmente as chances de alcançar a meta e o alvo estabelecido para realização de sonhos.
 Então: Não desista!! Lute, prossiga para o Alvo, estabeleça suas Metas, visualize seus sonhos!!
San Bezerra

1 comentários :

Unknown disse...

Humm dificil tarefa rs....mas me faz refletir hehe...um dia me apelidaram de Alice , hj descobri que péssimo...te enxergarem sem rumo,aff sem saber onde está e para onde vai, mas nunca consegui ver este filme, preciso ver, para entender melhor o que diz...e depois me analisar! Bjkas milll

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário =)
Se quiser pode me enviar sugestões por email (sragb12@gmail.com)
Valeu!! ;)

 
;