"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem" (Hebreus 11:1).
"Eu estava limpando meu carro na rua, em frente ao meu portão, usando uma escova especial, que retira a poeira como em um passe de mágica. Uma pequena menina apareceu e, parando em frente a mim, ficou assistindo o meu trabalho. Meu pai também tem uma escova para limpar seu carro, igual a essa", disse ela. "Que ótimo", eu respondi. E, com o propósito de manter uma boa conversa com a menina, eu perguntei: "E qual é o carro de seu papai?" "Oh", disse a menina, "ele ainda não tem carro, mas já comprou a escova de limpeza para quando tiver um." (William Barclay)
Como seria bom se aprendêssemos a confiar plenamente em nosso Deus! Dizemos que somos cristãos, que temos fé, mas algumas vezes titubeamos porque não conseguimos enxergar um palmo à frente de nossos pés.
É intrigante, como tem coisa no mundo físico que parece ser um reflexo do que acontece no mundo espiritual. Na medicina, por exemplo, ter dois olhos saudáveis não é o suficiente para enxergar claramente. E algo semelhante acontece na nossa visão de Deus.
Colocamos nossas inquietações diante de Deus, não contemos a ansiedade, pedimos Sua ajuda, sabemos que Ele prometeu nos dar o melhor e suprir todas as nossas necessidades (isso inclui as materiais e as espirituais), mas, dez minutos depois, se não enxergamos um sinal de fumaça, ou a pequena nuvem, logo estamos murmurando porque o Senhor "não nos respondeu", "por que tanta demora ?"
Algumas pessoas focalizam melhor em Deus quando o veem como "perto", quando tudo que pedem sai "speedy", logo ali no "drive thru" de Deus, é só retirar no guichê a frente.
O que fazer quando você faz uma oração e parece que Deus não te ouviu? E pior, quando parece que Ele fez o contrário do que você esperava? Como confiar em Deus se Ele permite que soframos, que coisas muito ruins aconteçam? Será que existe um propósito bom naquilo que não parece ser tão bom? E será que realmente nós conhecemos e confiamos em Deus?
Fé e ansiedade às vezes insistem em caminhar juntas... Uma sempre querendo sabotar o propósito da outra. A Fé querendo nos manter esperançosos, constantes e confiantes na fidelidade das promessas de Deus. A ansiedade nos despertando para a impulsividade, para antecipação, impaciência e nos roubando a paz. É exatamente isso que fala o texto do pai que compra a escova para o carro que ainda não veio. Ele tem fé que terá o carro e ansioso se antecipa, e compra a escova. O problema não é agir em fé, mas deixar-se dominar pela ansiedade.
Como o ser humano esquece com muita facilidade e rapidez daquilo que esta escrito na Palavra do Senhor...
Esses dias, por conta disso tudo, Deus me fez lembrar algumas coisas sobre ansiedade:
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”(Filipenses 4:6-7)
“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”(I Pedro 5:7)
“A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.”(Lucas 12:22 e 23)
Ora, se Ele diz que esta ao nosso lado, é porque está mesmo. Se Ele diz que ouve quando clamamos em angústia, é porque ouve mesmo. Se Ele diz que abrirá as janelas do céu para todos que são fiéis, não há dúvida que as janelas serão abertas. Se ainda não chegou é por que algum propósito tem, seja na nossa vida ou na de quem esta ao nosso lado e Deus quer impactar. Deus não faz NADA para simplesmente NADA acontecer.
Mostrar fé ao receber uma bênção não tem valor algum. Precisamos mostrá-la quando tudo parece nos afirmar que a bênção não virá, quando não dá para ver a pequena nuvem. Se mostramos ansiedade quando esperamos algo do Senhor, criamos inimizade com o tempo.
Afinal, mais importante do que receber a resposta de um pedido a Deus é aprender a crer que todos os pedidos seguintes serão respondidos.
Só para não te deixar esquecer:
"Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade." (Salmo 145:18)
Você precisa ver para crer? Ou crê mesmo sem ver?
É difícil, mas eu tô aprendendo a domar a danada da ansiedade, e você? Viver pela fé é exercitar ela no dia a dia, na prática.
San Bezerra