Olá Pipocas, tudo bem?
Como passaram o último mês? Espero que firmes!!
Estamos na Primavera e no comecinho de um novo mês. Bem, na verdade, digamos que estamos praticamente na metade do mês de outubro, mas ainda é o começo...e como todo início, sempre gera em mim expectativa de que coisas boas e novas irão acontecer.
Fé e Esperança são palavras que nunca podem faltar no nosso vocabulário. Certo!?
Continuando na linha que vínhamos falando aqui sobre atitudes para te aproximar de Deus, hoje trago um post muito simples, mas para nos fazer meditar novamente no caminho que temos escolhido e na vida que temos vivido.
Há dois finais de semana atrás estive em um casamento muito especial de uma amiga muito querida: a Gigi. E esse casório, foi o que de fato serviu de inspiração para o que iremos falar hoje.
É lógico que como todo casamento, a expectativa de que tudo saia perfeito é bem grande! Isso vale tanto para os convidados, em especial a mulherada que já logo pensa com que roupa irão, o que farão no cabelo, os acessórios, as unhas, e mais ainda para os noivos, que se preparam para o tão esperado momento. O coração fica a mil!!
No casório estava tudo muito bonito, a igreja, a decoração da recepção dos convidados, e sem falar no vestido da noiva, que além de lindíssimo, foi de muito bom gosto. Amei!!
A caminhada da noiva até o altar não foi nada fácil, tanto no aspecto emocional quanto de mudanças, renúncias e decisões que ela teve que fazer. E toda a trajetória da linda noiva até o casamento me fez lembrar de uma outra história, de um outro casamento que contarei aqui para vocês:
Basicamente, havia um rei e seu filho iria se casar, logo o rei decidiu fazer uma grande festa para comemorar a ocasião muuuito especial. Era uma festa grandiosa e bem importante.
O rei mandou chamar todas as pessoas importantes da cidade para prestigiar a grande festa, mas ninguém se interessou pelo convite e cada um deu sua desculpa e simplesmente não foram!!
Depois disso o rei, que já tinha todo o banquete, a decoração e tudo pronto, ficou tão chateado com a desfeita que mandou seus empregados chamarem todos os que encontrassem nas ruas para vir a festa de seu filho, e todos vieram!
O rei ficou muito feliz quando viu todos na festa, pois o salão ficou cheio de gente.
No entanto, quando estava andando por ele notou ali um homem que não estava trajado roupas de festa. E perguntou: "Amigo, como é que você entrou aqui sem roupas de festa?"
E ele emudeceu, não respondeu nada.
Então, o rei disse aos empregados: "Amarrem os pés e as mãos deste homem e o joguem fora, na escuridão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”
Talvez você já deve até ter ouvido essa história que, na verdade, está na bíblia, lá no evangelho de Mateus 22:2-14 e foi contada pela primeira vez por Jesus.
Sem levantar nenhuma discussão teológica, quero trazer aqui apenas algumas reflexões:
1) O rei havia convidado somente a elite, mas todos tinham outras prioridades e não puderam ir.
Todos os dias Deus convida muita gente para fazer parte de Sua festa, não importa quem são como pessoas, se ricos ou pobres, se bons ou maus, se estão com ou sem problemas, se moram longe ou perto, se possuem carro ou não.
Mas o ponto principal é que muita gente despreza o convite, e muitas vezes perde a oportunidade de experimentar o melhor da festa, os doces!
Esse convite pode vir como forma de um conselho de um amigo para desenvolvemos um relacionamento real com Deus e deixá-lo fazer parte da nossa vida e trajetória, ou um convite para uma reunião onde as pessoas contam um pouco sobre essa experiência, ou mesmo um convite para uma festa na igreja.
E isto me leva ao próximo ponto.
2) Posso ir para a festa, mas de qualquer jeito?
Claro que não!! Imagine-se num casamento chiquérrimo e de repente vê um sujeito que comparece de camiseta, moletom de ficar em casa e chinelos. Logo pensamos que algo errado tem...ou o coitado errou de casa ou esqueceu que era um casamento e não um churrasco, só pode...rsrs.
Se nós, simples mortais, preparamos festas bonitas quando casamos, imagina a festa preparada por um rei como deve ser…não era qualquer pessoa, era um príncipe que estava se casando.
Mas vejam só; a pergunta que o rei fez para o convidado foi algo mais ou menos assim:
“Amigo, como entraste aqui, não está vestido nem ao menos de roupa social?”
E um detalhe importante aqui é que qualquer um poderia entrar na festa e desfrutar do que era servido, mas para permanecer era preciso mudar de roupas, estar trajado adequadamente, afinal de contas era a festa de um rei.
3) Por que o convidado emudeceu?
O convidado ficou sem reposta não porque era um penetra, mas porque estava com as vestes erradas, não estava adequado para aquela festa e muito menos com roupas dignas de estar na presença do rei! Quando foi questionado, ele sabendo que estava todo errado, ficou sem reação e sem defesa, e além de perder a festa, foi jogado para fora, ou seja, ele perdeu a oportunidade de experimentar o melhor da festa.
Com isso, quero que se faça as seguintes perguntas:
Posso estar nessa festa? Como estão minhas roupas? São dignas de estar na Festa do Rei?
Claro que pode!! Jesus sempre, sempre te fará o convite para que participe e esteja presente na festa, seja por meio de um amigo de trabalho, escola, faculdade, vizinho! Enfim, sempre usará a vida de alguém bem próximo ou mesmo uma situação para te para trazer para perto d'Ele e para te ter na festa. Você sempre será um convidado muito bem vindo.
Jesus não rejeita a nenhum que se achega a Ele.
Mas as roupas...ah...as roupas...essas representam nossas atitudes e precisam estar impecáveis!
Quem não gosta de estar lindo numa festa? Receber um elogio do tipo: "Nossa que elegância, como você está chique!" Quem não quer sair bonito na foto??
Pois bem!!
Para ir a qualquer festa precisamos nos despojar das roupas que não são lá muito adequadas...
Despojar significa se despir, tirar a roupa, e o que Jesus estava querendo ensinar nessa história é para nós deixarmos todos os hábitos ruins que fazíamos antes de conhecê-Lo! Seja mentira (nem da branca, viu!), fofoca, inveja, falta de perdão, retidão própria, ira, pornografia… Todos eles e um pouco mais! Vamos juntar tudo e jogar fora...
Querido(a), não dá para manter um relacionamento com Cristo sem sinceridade, sem colocar a real para Ele daquilo que somos falhos, sem assumir que somos maus, egoístas, interesseiros algumas vezes e pisamos na bola mesmo! Sem ter vergonha na cara e, muito menos, sem se abrir para transformação do nosso caráter e atitudes! Essa é a verdade.
Por isso, temos falado tanto de mudanças. A mudança faz parte do processo. Inclusive, no casamento! Por exemplo, o estado civil de cada pessoa: uns passam de solteiros para casados, outros de casados para divorciados, viúvos, enfim. Há uma mudança!
Acredito mesmo que Deus tem um plano eterno de salvação para você e para mim, mas para isso precisamos de viver uma vida com padrão cristão que agrade a Deus, com boas atitudes. Fazer tudo com amor, com responsabilidade, fazer o bem para todos, ter bons pensamentos, amar a Deus e ao próximo. E hoje, mais uma vez somos desafiados a decidir deixar de vez o velho homem e tomar atitudes para fazer isso, ok!?
No entanto, quero deixar bem claro aqui que não estou falando de religião!! Nem dizendo para você se tornar uma pessoa religiosa. Não! Estou apenas te dando uma dica para buscar ter relacionamento, de verdade, com Deus. Não só nos momentos de aperto, sabe. Ou na hora do: "Deus que me livre!", "Ai, meu Deus!", "Deus lhe pague!", "Deus te abençoe." ou "Graças à Deus".
É isso aí! Espero que Deus tenha falado poderosamente ao seu coração e que o Espírito Santo tenha te desafiado!!! Não estamos nem no meio da semana e muita coisa pode ser feita e mudada. Vamos lá!?
Viva uma vida digna de estar na presença do Rei, não só hoje, mas para sempre na eternidade!
San Bezerra