quarta-feira, 31 de julho de 2013 0 comentários

Cine e Pipoca: Escritores da Liberdade

Oi, Pessoal!

Faz um tempão que eu não posto sobre filmes por aqui; aliás, não só sobre filme, né (rsrsr)! Por isso, hoje tirei o dia para fazer mais uma indicação. 

Vou admitir, a minha preferência é para os filmes que me fazem pensar numa série de coisas da vida ou mesmo rir de situações hilárias que todos nós vivenciamos. 

Há um tempinho assisti um filme que não é tããoo novo, porque é de 2005, e talvez alguns de vocês já até tenham visto. Mas ganhei esse cine de uma aluna muito fofa, quando lecionei para uma turma de um curso da área fiscal que tive assumir às pressas devido a uma série de problemas que estavam enfrentando. A aluna se identificou com a história real narrada no vídeo e resolveu me presentear, porque achou minha postura bem semelhante com a da professora do filme Escritores da Liberdade. 

O Filme, como eu disse retrata a história real de uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. 

Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo. 

No fundo, o  fala sobre como lidar com as diferenças , sem preconceitos e julgamentos dentro do grupo onde estamos inseridos, seja na escola, seja no trabalho, seja na igreja. 

Um filme que te toca, te muda, te transforma! #VALEAPENA

Pontos de Reflexão que tirei do filme

- Quais os valores do grupo que faço parte?
- O que eu aprendo com as experiências das outras pessoas do  grupo que participo?
- Qual o meu papel no grupo? 
- Que tipo de influência eu exerço no grupo, sou positivo ou negativo diante das circunstâncias?
- Sou influência ou influenciado pelos outros?

Valores no filme que fizeram a diferença na minha vida

- Somos capazes de mudar o rumo da história de nossas vidas, se tivermos ao nosso lado pessoas que acreditem na nossa capacidade, no nosso potencial  e nos incentivem para alcançar o inimaginável.
- Há  pessoas que mesmo sem apoio e reconhecimento perseveram por que são verdadeiros visionários, crêem na mudança. Porque têm foco, não desistem diante das circunstâncias desfavoráveis.
 - Podemos ser pessoas que fazem a diferença na vida de outras pessoas, no lugar onde estamos inseridos (no trabalho, na  escola, na  igreja, na vizinhança, no trabalho social, etc) por simples escolha. Depende apenas de nós, não do meio.

O rapper Tupac Shakur é citado como um dos ídolos dos garotos do filme e mereceu aparecer aqui.  

A música trilha sonora  fala da necessidade de mudanças e tem um trecho que gostei muito; diz assim:

"Nós temos que fazer uma revolução
É hora de nós como pessoas
começarmos a fazer algumas mudanças
Vamos mudar nossa forma que comemos
vamos mudar nossa a forma em que vivemos
E vamos mudar a forma como nos tratamos
Vê, a forma antiga não estava funcionando
por isso cabe a nós fazer
O que temos que fazer para sobreviver."


San Bezerra
segunda-feira, 15 de julho de 2013 1 comentários

Frase do Dia

 
  "Deixe suas esperanças, e não seus ferimentos, moldarem seu futuro."
(Robert H. Schuller)

 


" Cada cicatriz que temos é a confirmação de que uma ferida sara. 
Cicatrizes são marcas de superação
que só um verdadeiro guerreiro possui."
 
 
 
quinta-feira, 4 de julho de 2013 0 comentários

Em todas as coisas ♥



Minha filha   
 Eu hoje tenho uma mensagem para você; quero segredá-la ao seu ouvido, para que ela possa dissipar as nuvens escuras que surjam na sua vida e amaciar os lugares ásperos que você tenha de atravessar. É breve, apenas cinco palavras, mas deixe-a penetrar no íntimo de sua alma e use-a como travesseiro onde reclinar a fronte cansada: EU é que fiz isto

Você já tinha pensado antes, que tudo o que lhe concerne também concerne a mim? 
Pois aquele que toca em você, toca na menina dos meus olhos (Zc 2.8). Você é muito preciosa aos meus olhos (Is 43.4). Portanto, educá-la é o meu maior prazer. 
 
Quero que você entenda que, quando as tentações a assaltam e o inimigo vem como um rio, fui Eu quem o permitiu; que a sua fraqueza precisa da minha força, e que a sua segurança está em me deixar combater em seu lugar. 


Você está em circunstâncias difíceis, cercada de pessoas que não a compreendem, que não consultam o seu gosto, e a deixam de lado? Eu é que fiz isto. Eu sou o Deus das circunstâncias. Você não veio a este lugar por acaso; é exatamente o lugar que Eu tinha em mente para você. 


Você não Me pediu para torná-la humilde? Veja, então, que eu a coloquei exatamente na escola em que essa lição é aprendida; seu ambiente, seus amigos e as pessoas que estão a sua volta só estão servindo para a operação da minha vontade. Você está em dificuldades financeiras? Está difícil fazer o dinheiro dar? Eu é que fiz isto, pois Eu sou o que toma conta da sua bolsa, e quero que busque os seus recursos em Mim e dependa de Mim. Meus suprimentos são inesgotáveis (Fp 4.19). Eu quero levá-la a provar as minhas promessas. 

Você está passando pelo vale da dor? Pessoas prometeram te amar pra sempre e falharam?  Eu é que fiz isto. Eu continuo aqui te amando e te esperando de braços abertos. Eu sou o “homem de dores e que sabe o que é padecer”. Deixei que os recursos do consolo terreno a desapontassem a fim de que, voltando-se para Mim você encontrasse a eterna consolação (2 Ts 2.16,17). 


 Você planejou fazer um grande trabalho para Mim, e em vez disso foi ignorada e deixada por aqueles que disseram que estariam ao seu lado e seriam um contigo, por aqueles que achou que poderia contar para o que der e vier? Eu é que fiz isso. Eu não conseguia a sua atenção nos seus dias atarefados e queria ensinar-lhe algumas lições profundas. Não quero um relacionamento religioso contigo, quero um relacionamento aberto de melhores amigos, que compartilham coisas todos os dias. Saiba que alguns dos Meus maiores ceifeiros são afastados do ativismo, a fim de que possam aprender a manejar a arma da oração. 


Coloco hoje na sua mão este bálsamo santo. 



Use-o livremente, minha filha. Toda circunstância que se levantar, cada palavra que a ferir, cada interrupção que a queira impacientar, cada revelação da sua fraqueza seja  renovada e ungida com ele. Todo o jugo desaparecerá quando você aprender a ver-Me em todas as coisas.




Não desista Papel de Parede Imagem

San Bezerra

 
;